Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927.
Diferente das locomotivas mais comuns, a 353 possui 3 cilindros o que a torna mais potente e veloz.
Entre outros trabalhos, a locomotiva 353 era utilizada no trem conhecido como Cruzeiro do Sul, entre 1929 (ano em que chegaram os carros de aço ACF – American Car & Foundry, que faziam o trem) até 1945, quando as locomotivas a diesel ALCO RS1 assumiram o Cruzeiro do Sul até 1950, quando ele foi suprimido, dando lugar ao Santa Cruz. A partir dos anos 50, a 353 puxava trens de passageiros secundários com carros de madeira, pequenos trens de carga e trens de serviço ou lastro, até sua aposentadoria nos anos 60.
A 353 também é popularmente conhecida por “Velha Senhora” e após sua aposentadoria, ficou por décadas guardada no depósito de Cachoeira Paulista e por volta de 1997/1998, foi transferida para a ABPF.
Recentemente passou por um processo de restauração total e é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. A operação atente a rigorosos critérios de segurança.
- Fabricante: Baldwin Locomotive Works
- Data de fabricação: janeiro de 1927
- Número de série: 59736
- Tipo: 4-6-2 “Pacific”
- Cilindros: 457mm x 711mm (diâmetro x curso)
- Diâmetro das rodas motrizes: 1727mm
- Peso total: 147.709kg (locomotiva+tênder em ordem de marcha)
- Esforço de tração: 12.900kg (atual)
- Bitola: 1,60m
- Ferrovia original: Estrada de Ferro Central do Brasil