Pullman – 1ª Classe

Fabricado pela Pullman-Standard Car Manufacturing Co. em Chicago, Illinois nos Estados Unidos para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, esse carro foi entregue em julho de 1952  em um lote de 48 unidades, incluindo correio-bagagem, primeira e segunda classe, restaurante e classe Pullman com poltronas giratórias. Foi destacado para o trem “R”, trem expresso de luxo da companhia, servindo principalmente o eixo Luz-Barretos Luz-Garça e posteriormente Luz-Panorama.

Após a encampação da FEPASA Ferrovia Paulista S/A no ano de 1972, esse carro foi rebaixado para trens paradores e expressos noturnos, servindo também o trecho da antiga Estrada de Ferro Araraquara entre Araraquara e Santa Fé do Sul, cumprindo com suas funções até o ano de 1998 quando foram sendo gradativamente desativados até a privatização das ferrovias paulistas e extinção dos trens de passageiro de longa distância.

Foi resgatado pela ABPF em 2005 e inteiramente recuperado, deixando-o totalmente operacional. Toda a parte mecânica, pneumática e elétrica foi revisada e o carro atende a todos os parâmetros atuais de operação e segurança, já estando inclusive homologado para circulação livre nas linhas da MRS Logística e CPTM.

Voltar para carros