Fabricado no início da década de 1970 nas oficinas da RFFSA, foi utilizado em diversos trechos, sendo seu último serviço no “trem urbano” no trecho da Linha do Centro entre Mathias Barbosa/MG e Benfica/MG, no famoso “Trem Xangai”.
Desativado em 1996, foi recolhido juntamente com os demais carros de passageiros no depósito de Santos Dumont, onde permaneceu por 23 anos exposto à ação das intempéries e de vandalismo. Após um longo processo burocrático, com apoio do Ministério Público Federal e da MRS Logística, foi resgatado em julho de 2019 e levado para as oficinas da ABPF em Cruzeiro/SP, onde foi inteiramente recuperado em aproximadamente quatro meses de trabalhos intensos.
Para finalizar a recuperação, foi aplicado o segundo padrão de pintura para carros de aço carbono adotado pela RFFSA, com caixa na cor “vermelho toscano” e faixas e inscrições amarelas, conforme era feito na década de 1970.
Juntamente com o carro Pullman, são as mais recentes adições ao Trem de Guararema.
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