Carro PI-3102

Fabricado em 1962 pela Mafersa sob licença da The Budd Company para a então Estrada de Ferro Araraquara, fazia parte de um lote de 23 carros com caixa construída em aço inox. Representaram um grande marco da indústria ferroviária nacional por terem sido os primeiros do gênero aqui fabricados. Foram utilizados nos trens de luxo da referida empresa, ligando São Paulo a São José do Rio Preto e, depois, a partir de 1971, pela Ferrovia Paulista S.A. em suas linhas em geral.

Em 1995 o PI-3102 sofreu uma grande reforma, tendo sido retiradas suas poltronas para assim ser transformado em um carro tipo Bar, de inspiração inglesa, com Salão de TV, além de ter seus banheiros modificados. Tal reforma foi motivada para que ele fosse integrado em um novo serviço de luxo denominado “Expresso Azul”, implantado no ano seguinte. Com o fim dessa composição, em 1998, o PI-3102 foi mantido desde então nas oficinas de Rio Claro como carro da diretoria, sendo que em 2003 passa a integrar o Trem Administrativo da Ferrovia Bandeirante, posteriormente Brasil Ferrovias.

Com a desativação parcial desse trem em 2006, o carro Salão TV/Bar PI-3102 ficou por alguns anos parado nas oficinas de Rio Claro, sem uso algum, sendo que neste período sofreu alguns vandalismos em sua parte elétrica na área externa. No entanto, o mesmo foi mantido por alguns ferroviários o mais completo possível, apesar de já não ter sido mais limpo e revisado.

Foi cedido para a ABPF – Regional Sul de Minas em dezembro de 2018, quando então foi enviado para uma revisão geral em empresa especializada, onde todos os componentes mecânicos e sistema pneumáticos foram inteiramente desmontados e revisados. Passou também por uma limpeza completa e assim foi homologado para circular novamente.