Locomotiva 9380

Breve histórico

A locomotiva 9380, originalmente uma C36-7, foi fabricada em abril de 1978 para a Hamersley Iron Railroad, na Austrália; chegou naquela ferrovia com mais duas unidades idênticas, sendo numeradas como 5057, 5058 e 5059, todas fabricadas pela A. Goninan & Co, em Broadmeadow, Newcastle, Austrália, sob licença da GE. Essas locomotivas foram utilizadas na citada ferrovia até 1997, quando foram retiradas de operação devido a chegada das novas locomotivas GE Dash-9.

Em agosto de 1998, as três foram vendidas para a National Railway Equipment Company – NREC e exportadas para os Estados Unidos onde foram inicialmente alugadas para a Norfolk Southern Railway. Em 2005, a 5059 foi vendida para a Minnesota Commercial Railroad, onde recebeu o nº 59 e as outras duas foram vendidas para o Brasil, adquiridas pela Fiagril, uma empresa de comercialização de soja, sediada em Lucas do Rio Verde-MT, para escoar parte de sua soja pelos trilhos da então Brasil Ferrovias.

As locomotivas foram então reformadas na MGE em Hortolândia-SP e ainda em 2005 colocadas em serviço na Brasil Ferrovias – Ferronorte. A antiga 5057 tronou-se a 9380 e a antiga 5058 tornou-se a 9381 e ambas iniciaram suas “vidas” no Brasil sob as cores da Brasil Ferrovias – Ferronorte. Pouco depois, a BF rebaixou todas as C36 para C30.

Em 2006 a ALL – América Latina Logística adquiriu a BF. A 9381 foi transferida pela ALL para a MRS em 2007 em troca da EMD SD40-2 5238. A 9381 foi então renumerada pela MRS e tornou-se a 3749 e permanece ativa atualmente, repontecializada novamente como C36 e com micorprocessamento.

Em 2008 a 9380 recebeu então as cores da ALL (as quais mantém até hoje).

Em 2015 a ALL foi adquirida pela Rumo Logística, que manteve a 9380 em operação até fins 2018, quando então foi devolvida para o proprietário.

Em setembro de 2019 foi colocada à venda pelo proprietário em um leilão, sendo arrematada pela ABPF – Regional Sul de Minas.

A antiga 5059, que tornou-se 59 da ferrovia norte-americana Minnesota Commercial foi retirada de serviço e atualmente encontra-se recolhida em um pátio, aguardando destinação.

A 9380 é uma locomotiva rara, sendo uma das três únicas fabricadas no mundo e uma das duas que vieram para o país. Seu diferencial em relação às demais C36-7 e C30-7 existentes no país se dá, primeiro, em razão da origem (locomotiva fabricada na Austrália) e, pela característica admissão de ar do motor diesel, maior do que a padrão, com uma “corcova com aletas” afim de comportar os filtros de ar maiores, necessários devido às condições de trabalho na ferrovia Australiana, que corta regiões desérticas, com presença de muita poeira.

Diferencia-se também pelo tanque de combustível de maior capacidade, o qual é “mais alto”, com sua parte superior chegando até a saia do estrado, além de ser mais comprido, uma vez que os reservatórios de ar são montados somente atrás do tanque, permitindo então que esse chegue até próximo do truque dianteiro. Outra característica única é o revestimento térmico duplo da cabine, aplicado para amenizar as altas temperaturas enfrentadas na Austrália.

No segundo semestre de 2019, em parceria com a Rumo Logística, a locomotiva nº 9380 foi reformada nas oficinas de Araraquara, sendo colocada em ordem de marcha, com revisão de toda a parte mecânica e elétrica bem como recebeu trabalho intenso de funilaria em toda a lataria para aplicação de nova pintura.

Seguindo a linha de trabalho iniciada com a locomotiva 7202, foi concebido um layout de pintura “heritage”, a exemplo do que já vem sendo praticado pelas ferrovias norte-americanas a anos. O que ficou conhecido como pintura “heritage” nos E.U.A. nada mais é do que um layout de pintura inspirado nos padrões de pintura de antigas companhias ferroviárias daquele país que já deixaram de existir a anos sendo então uma forma de homenagem e reconhecimento por parte das atuais companhias a aquelas que antes circulavam por aquelas linhas.

No caso do layout de pintura desenvolvido para a 9380 partiu-se da mesma premissa dos norte-amercianos: homenagear uma antiga companhia ferroviária que atuou nas linhas por onde a locomotiva iria circular.

Para tanto foi elaborado um esquema de pintura alusivo à antiga FEPASA – Ferrovias Paulistas S.A., que administrou grande parte da malha ferroviária paulista entre 1971 e 1998. Foram então adotadas as cores básicas para pintura de locomotivas diesel-elétricas da antiga estatal, bem como simbologia (letreiros, logotipos) adaptando-as ao modelo da 9380; a parte frontal da locomotiva recebeu uma pintura alusiva ao segundo padrão de pintura adotado pela FEPASA enquanto a traseira recebeu pintura alusiva ao primeiro padrão de pintura adotado pela FEPASA. Para a transição suavizada entre os dois padrões de pintura foi utilizadas uma faixa branca na diagonal.

Na porção central do corpo da locomotiva,  foram aplicados os logotipos da Rumo Logística e da ABPF, parceiras nessa grande empreitada.

Hoje a locomotiva é parte da frota do Trem de Guararema.

  • Fabricante: A. Goninan & Co, – Newcastle, Austrália (licenciada pela GE)
  • Data de fabricação: abril de 1978
  • Número de série: 53
  • Tipo: C30-7 (originalmente era C36-7; foi rebaixada para C30-7 pela Brasil Ferrovias)
  • Motor diesel: 16-FDL7
  • Diâmetro das rodas motrizes: 1016mm
  • Peso total: 190.000kg (locomotiva em ordem de marcha)
  • Esforço de tração: 33.978kg
  • Bitola: 1,60m
  • Ferrovia original: original Hamersley Iron Railroad nº 5057 (Austrália); depois NREX nº 5057 (Estados Unidos); depois Brasil Ferrovias/Fiagril nº 9380